Chamada para servir

Alfabetização emocional

Desde tenra idade que as crianças são estimuladas na pré-escola, e sobretudo na escola primária, a aprenderem o alfabeto e a sua utilização enquanto código de comunicação – alfabetização. A alfabetização da criança promove a socialização, já que possibilita o estabelecimento de novos tipos de trocas simbólicas com os demais, sendo factor propulsor do desenvolvimento da sociedade como um todo.

A título de curiosidade, a Organização das Nações Unidas (ONU) recorre à taxa de alfabetização para estimar o índice de Desenvolvimento Humano.

Todavia, tem-se esquecido de investir na alfabetização emocional, isto é, proporcionar às pessoas a aquisição de conhecimentos sobre os seus estados emocionais, das suas emoções, dos seus sentimentos (do seu mundo interno), da maneira como estes influem nos seus comportamentos e na forma de gerir eficazmente esses estados emocionais e comportamentos.

É necessário combater o analfabetismo emocional, o qual acarreta pesados fardos, tomem-se como exemplos, a incapacidade para falar com os outros e transmitir-lhes as suas experiências emocionais, a incapacidade de transformar em palavras aquilo que sente, suportando silenciosamente todas as situações geradoras de frustração, o que culmina muitas vezes numa reacção desajustada.

Segundo um psicoterapeuta reconhecido (Augusto Cury) o analfabetismo emocional resulta do facto de se estar a informar os jovens e não a formar a sua personalidade. “Os jovens conhecem cada vez mais o mundo em que estão, mas não sabem quase nada sobre o mundo que são”.

Diz em Provérbios 22:6 “Ensina a criança no caminho em que deve andar, e, ainda quando for velho, não se desviará dele”. Por outras palavras, estimula o desenvolvimento emocional, a contemplação do belo, o pensar antes de reagir, a exposição de ideias invés da imposição, a olhar as pessoas enquanto pessoas e não objectos entre outros valores e eles se perpetuarão, dando origem a pessoas mais realizadas e adaptadas.

Mauro Paulino

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Nuvem de etiquetas

%d bloggers like this: