Quando chega a raiva

Na vida passamos por diversas situações, algumas das quais nos revoltam, e face a elas brota em nós um sentimento sufocante de raiva.
Porém, o problema não é sentirmos raiva, mas sim a reacção que esta nos faz ter. É necessário ter a noção de que podemos escolher como responder ao corpo e lidar com os nossos sentimentos.

Podemos partir para uma postura agressiva, a mais errada. Temos a opção de tentar ignorar ou camuflar aquilo que sentimos, porque muita vezes fomos educados sob padrões preconceituosos, tais como “é feio e não deves sentir raiva”, o que faz com que muitas vezes a raiva se vire contra nós próprios porque não somos capazes de escolher a melhor opção. Ou seja, a opção de comunicar assertivamente, de dialogar (Provérbios 15:1; Efésios 4:31,32).
Muitos relacionamentos, projectos de vida estragam-se porque as pessoas foram intempestivas na sua resposta e esquecem-se que quanto mais tempo tiverem para formular a sua reacção, mais sábia esta será (Tiago 1:19). Sendo assim, não é descabido esperar 60 segundos no mínimo para reagirmos a algo, pois em poucos segundos pode-se destruir o que demorou anos a fazer.

Deus deu-nos emoções, e elas são boas se tratadas de maneira apropriada. Negá-las é viver num mundo irreal e negar a complexidade da criação de Deus. Em Efésios 4:26 diz “Irai-vos, e não pequeis”, deste modo é possível ficar com raiva sem pecar e se opor a Deus.

Deus deu-nos auto-domínio, é necessário aprender a controlar os sentimentos, sem negar a sua existência, e expressando-os de forma criativa. Ao invés de cristãos apáticos e fracos, com medo das próprias emoções, temos que ser pessoas destemidas, cheias de amor pelos outros e de raiva contra a dor e a injustiça.

Mauro Paulino

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s