O imperador da Língua Portuguesa

Publicamos aqui um artigo do Pr. Ricardo Gondim (S. Paulo, Brasil), quando se comemoram 400 anos sobre o nascimento do Padre António Vieira.
Fernando Pessoa chamou-lhe “imperador da língua portuguesa”.

Diz o folclore que perguntaram a Rui Barbosa a fonte da sua erudição. E Ele teria respondido: “Leio Vieira”. Insistiram: “Além de Vieira, quem mais lê?” Rui Barbosa teria replicado: “Leio Vieira novamente”.

Rui Barbosa referia-se ao jesuíta Padre António Vieira, nascido em Lisboa a 6 de Fevereiro de 1608. Quando ainda estava com seis anos de idade, os seus pais mudaram-se para a Baía (Brasil), onde acabou por se matricular no colégio dos Jesuítas, onde aprendeu a ler.

Com vinte e sete anos e já conhecido como exímio latinista, eloquente pregador e activo abolicionista, Vieira voltou a Portugal, convidado a ser pregador na corte de D. João IV.

Vieira foi um defensor dos negros, um batalhador incansável contra o extermínio dos índios e uma ameaça constante aos poderosos do clero. Depois da morte de D. João IV, seu protector, Vieira foi caçado pelo Santo Ofício, em Coimbra; sofreu um processo que durou quatro anos e meio, permanecendo incomunicável, durante mais de dois anos, num cubículo de quinze palmos por doze, sem receber luz a não ser através de um corredor.

A 27 de Janeiro de 1681 voltou à Baía, depois de quarenta anos de ausência. No berço nostálgico da sua terra afectuosa, preparou doze volumes de sermões e faleceu em 18 de Julho de 1697, aos 89 anos e cinco meses de idade.

Dobro-me diante da erudição, argúcia e inteligência de Vieira; ele foi um génio, um homem à frente de seu tempo, um sábio de raríssima grandeza, e aconselho a leitura de Vieira como um eficaz remédio para curar a actual geração da superficialidade a que foi condenada.

Soli Deo Gloria.

Fonte: Blogue de Ricardo Gondim.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s