Crentes em Deus sentem menos dor

Investigadores britânicos descobrem que a fé activa uma zona do cérebro relacionada com a regulação da dor.

A ciência quase nunca está em consonância com a religião, mas, desta vez, uma equipa de cientistas britânicos descobriu que há razões para acreditar que as pessoas que crêem em Deus sentem menos dor.

De acordo com a imprensa espanhola, os investigadores das Universidades de Oxford e Cambridge analisaram as reacções de 24 voluntários (12 católicos praticantes e 12 assumidamente não crentes) envolvidos numa experiência. Depois de contemplarem duas pinturas durante 30 segundos (uma religiosa e outra não), as 24 pessoas recebiam uma descarga eléctrica e tinham de descrever o grau de dor numa escola de 0 a 100.

Ao analisarem os dados, os investigadores confirmaram que as reacções depois da imagem não religiosa eram semelhantes. No entanto, as reacções depois da imagem religiosa foram bastante diferentes, com uma diferença de 12% de dor entre os crentes e os não crentes.

Os cientistas passaram, então, à segunda fase da pesquisa e analisaram as ressonâncias magnéticas dos cérebros dos voluntários. Os dois grupos mostraram diferenças substanciais: só nos cérebros dos devotos uma área conhecida como córtex pré-frontal ventrolateral, uma zona relacionada com a regulação da dor, se activava depois de verem a imagem religiosa.

Fonte: MSN Notícias.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s