Chamada para servir

Florbela Nunes, aluna da licenciatura em Ciência das Religiões, na Universidade Lusófona, desenvolveu uma pesquisa sobre “A PIDE e o Protestantismo em Portugal”, para a qual dei uma modesta contribuição pessoal.

Concluiu a aluna que, devido ao facto de os agentes da antiga polícia política estarem obrigados a assistir a reuniões nas igrejas evangélicas, por todo o país, muitos deles acabaram por ouvir a mensagem da Salvação, a que de outra forma não teriam acesso.

A sua investigação levou-a também a crer que o Protestantismo contribuiu decisivamente para a queda do regime salazarista em Portugal.

A história do protestantismo e do evangelicalismo durante o regime de Salazar e Caetano em Portugal está por fazer. Todos os contributos são bem vindos, já que a tarefa de construir o futuro passa também por conhecer o passado.

Brissos Lino

Anúncios

Comentários a: "PIDE e Protestantismo em Portugal" (1)

  1. Sem dúvida. É um estudo interessante, a Torre do Tombo tem muito por explorar acerca do tema, onde encontrei tantas fontes. Muito obrigada pela colaboração que também deu esta pequena investigação.

    Está a ser organizado um dicionário do Protestantismo na Lusofonia no curso que estou a concluir; o centro de investigação e museu do MEIBAD também vai ter material em arquivo oriundo da Torre do Tombo acerca do tema.

    De facto, existem coisas na História que não mudam. A transformação individual que pode ocorrer e os seus resultados, no mundo de quem tem contacto com o Evangelho.
    Nos tempos da Pide, nos tempos de Pôncio Pilatos, nos tempos de Sócrates…

    Florbela Nunes

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Nuvem de etiquetas

%d bloggers like this: