Auto-exame

exame de consciencia1

“Examine-se, pois, o homem a si mesmo, e assim coma deste pão e beba deste cálice. Porque o que come e bebe indignamente, come e bebe para sua própria condenação, não discernindo o corpo do Senhor.” (1 Coríntios 11:28-29)
A recomendação paulina é para que cada cristão da comunidade de Corinto se autoexamine antes do acto de celebração da Ceia do Senhor.

S. Paulo não pede que alguns examinem a consciência de outros, nem sequer os líderes da igreja, mas que cada um se avalie a si mesmo. Ora, a responsabilidade é maior quando me avalio a mim próprio, pois não posso enganar-me a mim (aos outros, sim), nem ser dissimulado comigo (só com os outros).

A questão é que muitos preferem ser avaliados “por fora”, abrindo a porta a toda a sorte de hipocrisia religiosa, a tal aparência de piedade, de que fala o apóstolo, enquanto se nega a eficácia dela (2 Timóteo 3:5).

Dá muito jeito desculparmo-nos pelas nossas falhas culpando as forças do mal, a influência satânica, os outros, a comunidade, a sociedade, ou mesmo as circunstâncias. É um sintoma de infantilidade espiritual. A criança depende dos seus pais para tudo. Mas quando somos adultos tornamo-nos responsáveis.

Se comungamos de forma indigna, quando o nosso coração não está limpo, condenamo-nos a nós mesmos. Não há nada a fazer.

Por outro lado, o texto não diz para dar meia volta e não comungar. Diz que cada um deve fazer um exame de consciência e comungar. Subentende-se que, ao efectuar tal exame, caso encontre algo que não esteja bem, possa pedir perdão a Deus, com sinceridade, naquela hora e depois então tomar o pão e o cálice em paz e boa consciência.

Muitas igrejas evangélicas perderam a prática de um tempo de contrição antes do acto de celebração da Ceia. É pena.
B. L.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s