Chamada para servir

rw

 

Com este título Danilo Fernandes tentou chamar à razão, no seu blogue, os fanáticos religiosos que começaram a aflorar logo que correu a notícia da morte (suicídio?) do actor.

A ideia desses fanáticos é que crente em Deus não sofre depressão. Ponto. Tal afirmação é falsa. Falsa de jure e de facto.

Ou seja, a Bíblia não suporta tal teoria. A fé cristã não isenta ninguém de aflições (foi Jesus que o declarou), embora sirva de suporte para as vencer. Mas o facto é que, como Danilo explana muito bem: “De fato, a maioria dos grandes homens de Deus sofre de depressão. A Bíblia está cheia de gente com depressão. A começar por Jó. David também teve fases depressivas. Quase todos os profetas sofriam de depressão. Elias quis morrer (1 Rs 19.4). Jeremias se achou um lixo (Jr 1.6). e João? Um depressivo de carteirinha! E Paulo? Diversos momentos de depressão! Murmurava dos amigos, depois voltava atrás! E Timóteo! (2 Tm 1.4-7). Finalmente o próprio Jesus encarnado que chegou a afirmar que estava triste como a morte (Mt 26.37, 38).”

A realidade também não suporta a teoria da isenção, pois são conhecidos os estudos que apontam para 47,5% dos pastores e padres que sofrem de alguma perturbação psicológica, incluindo a depressão. Pessoalmente conheço pastores, mulheres e filhos com quadros depressivos e já tenho feito acompanhamento a alguns.

Nada disto tem que ver com fé ou falta dela. São circunstâncias das nossas limitações e da condição humana em geral.

Só quem não estudou o fenómeno da depressão, nunca conviveu de perto com pessoas com essa doença ou nunca sofreu desse mal é que pode achar que se trata de uma falta de vontade, um capricho ou falta de fé. Ou seja, os ignorantes. E como o mundo está cheio deles.

Todavia, podemos dizer que, apesar de tudo, é preferível ser um homem ou mulher de fé e estar comprometido com uma igreja local, em qualquer circunstância, mesmo em depressão, do que não conhecer nem experimentar a Graça e o amor de Deus e dos irmãos.

B. L.

Anúncios

Comentários a: "Robin Williams, a depressão e os crentes" (1)

  1. josé martins bernardo said:

    é verdade o que acima está exposto sou cristão evangélico há cerca de 40 anos e já passei por situações complicadas de desânimo e frustrações e já me fui abaixo algumas vezes mas graças a DEUS não perdi a fé e isso aconteceu e acontece porque ainda sou humano e espiritual é uma luta que temos de travar todos os dias e não é nada fácil. Bênçãos para todos.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Nuvem de etiquetas

%d bloggers like this: