Chamada para servir

As Escrituras são invasivas

Imagem1

 

Os cristãos são o povo do Livro.

Confrontados com a Palavra de Deus (a Bíblia), que é a Revelação divina por excelência aos homens, muitos resistem com argumentos falaciosos, infantis ou intelectualmente desonestos.

Crer na Bíblia significa, antes de mais, estar aberto aos caminhos da fé. Ela não é (e nunca quis ser) um tratado científico, embora tenha sempre andado à frente da Ciência. Mas não existe para aprofundar conhecimentos técnico-científicos. Essa tarefa pertence à academia, aos cientistas e investigadores. A Bíblia limita-se a ser – além de património cultural da Humanidade – a revelação de Deus aos homens. A Bíblia não procura abordagens científicas, apenas trata da alma dos seres humanos.

Talvez por isso o escritor da Carta aos Hebreus diga, a certa altura: “Porque a palavra de Deus é viva e eficaz, e mais penetrante do que espada alguma de dois gumes, e penetra até à divisão da alma e do espírito, e das juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e intenções do coração” (4:12). Exactamente. O seu core business é o interior, a essência de homens e mulheres e a posição e atitude destes perante Deus, face à revelação que d’Ele possuem.

O papel das Escrituras não é decorativo mas invasivo. Penetra no íntimo do ser, de modo a desmontar os pensamentos e intenções da pessoa humana. De certo modo, a Palavra de Deus despe o homem que com ela se confronta, tornando-o vulnerável, despojado de todas as capas culturais, religiosas e de toda a aparência. O apóstolo Tiago diz que estar face à Palavra de Deus é como ficar defronte do espelho: “Se alguém é ouvinte da palavra, e não cumpridor, é semelhante ao homem que contempla ao espelho o seu rosto natural, porque se contempla a si mesmo, e vai-se, e logo se esquece de como era” (1:23-24). E este é o problema. Alguns não gostam do seu reflexo e preferem culpar o espelho, afirmando estar estragado, e viram costas.

B.L.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Nuvem de etiquetas

%d bloggers like this: