Chamada para servir

Fé e espiritualidade

 

“E juntamente prepara-me também pousada, porque espero que pelas vossas orações vos hei-de ser concedido” (Filemom 1:22).

 

Um dia o apóstolo Paulo escreveu ao amigo e companheiro na fé Filemon, de Roma para Colossos. O tema desta carta pessoal foi o escravo daquele grego convertido à fé cristã, de seu nome Onésimo, que havia fugido do seu senhor (além de o ter roubado) e viera a ficar cativo de Cristo na longínqua capital do Império, pela mão de Paulo.

Este, embora confinado a prisão domiciliária, mantinha alguma liberdade de pregar o Evangelho e alcançar romanos e forasteiros. Foi assim que encontrou o escravo fugitivo e resolveu escrever a Filemon, para que o recebesse de volta e lhe perdoasse, já que, para um escravo, naquela sociedade fugir era crime grave.

A concluir, Paulo pede-lhe que se prepare para o receber a ele próprio em sua casa, pois tinha esperança de sair em liberdade e, quando tal viesse a acontecer, planeava viajar para Colossos e visitá-lo.

De facto Paulo já não saiu da prisão e acabou executado pelo poder imperial.

Já imagino alguns desses perniciosos crentes super-espirituais a “esclarecer” que o apóstolo terá acabado morto por falta de fé. Não, não foi nada disso. Paulo conhecia e respeitava a soberania divina, e por isso nunca afirmou que iria, mas sim que esperava ir, em resposta às orações dos irmãos. E é bom lembrar que este é o mesmo servo de Deus que escreveu aos filipenses:

“Segundo a minha intensa expectação e esperança, de que em nada serei confundido; antes, com toda a confiança, Cristo será, tanto agora como sempre, engrandecido no meu corpo, seja pela vida, seja pela morte” (1:20),

ou:

“Porque para mim o viver é Cristo, e o morrer é ganho” (1:21).

O triunfalismo é uma das maiores doenças da Igreja contemporânea, ao confundir fé com tolice.

Fuja dessa gente.

B. L.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Nuvem de etiquetas

%d bloggers like this: