Chamada para servir

 

O ADN do CP

 

 

Concluímos ontem a série de estudos bíblicos sobre o tema das marcas genéticas (espirituais) da Igreja. Sabendo que a Igreja Primitiva não era perfeita, como atestam os episódios com Ananias e Safira (Actos 5) e a crise entre hebreus e helenistas (Atos 6), contudo algumas marcas de natureza devem ser reconhecidas e cultivados por toda a Igreja ainda hoje. Já falámos sobre a primeira marca, a Koinonia, ou comunhão, a segunda, Kerígma ou proclamação e a terceira, Diaconia, ou serviço, e a quarta, Mordomia, ou administração.

Mordomia tem que ver com administração, despensa, economia (oikos, o governo da casa). Portanto, Diaconia (servir) e Mordomia (administrar), caminhavam juntas. A primeira tem a ver com o dom e disposição de se entregar à causa de Cristo, e o segundo com a forma como se dá essa entrega e esse serviço.

O princípio da Mordomia cristã: tudo pertence a Deus, a quem teremos que dar contas um dia. Nada é nosso, apenas está ao nosso cuidado. Somos gestores do que não nos pertence: corpo/saúde, bens, família, influência, competências ou capacidades, dons e talentos, tempo, conhecimentos e inteligência.

A grande prioridade da Mordomia é a fidelidade: “Que os homens nos considerem como ministros (servos) de Cristo, e despenseiros (administradores) dos mistérios de Deus. Além disso requer-se dos despenseiros que cada um se ache fiel.” (1 Coríntios 4:1-2).

A Igreja não pode ser apenas um ambiente de comunhão. Ela é muito mais do que um clube. Precisa de pregação e ensino. Mas também não pode ser uma comunidade que anuncia a Palavra, mas que não a vive. Por isso tem que ser também diaconal, praticando o amor com sabedoria.

 

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Nuvem de etiquetas

%d bloggers like this: