Chamada para servir

Mefibosete ou

Mefibosete era filho de Jónatas e neto do rei Saul. Jónatas tinha sido um amigo muito próximo de David e ambos tinham estabelecido um pacto de lealdade: “E Jónatas e David fizeram aliança; porque Jónatas o amava como à sua própria alma” (I Sm 18:3).

Quando Mefibosete tinha 5 anos chegou-lhe a notícia da morte do pai e do avô Saul e tios, que morreram na sangrenta batalha do monte Gilboa, contra os filisteus. A sua ama, apavorada, fugiu com ele ao colo, para tentar escondê-lo, mas caiu e o menino ficou seriamente magoado e deficiente de ambos os pés.

Mais tarde David quis beneficiar os descendentes de Saul, por amor de Jónatas, e é então que descobre o filho do seu amigo – o jovem Mefibosete. Para grande surpresa deste, David convida-o a viver no palácio e comer à sua mesa.

O pacto de David não era com ele. Eles nem se conheciam. Porque razão alguém daria os benefícios de um príncipe a um homem coxo? As deformidades físicas eram consideradas julgamentos divinos, e entendia-se que tal indivíduo, de algum modo, merecia o infortúnio.

David não atenta para a desgraça de Mefibosete, mas vê naquela situação a oportunidade de mostrar a “benevolência de Deus” (II Sm 9:3: “E disse o rei: Não há ainda alguém da casa de Saul para que eu use com ele da benevolência de Deus? Então disse Ziba ao rei: Ainda há um filho de Jónatas, aleijado de ambos os pés”).

Os benefícios da casa real chegaram a Mefibosete graças à relação de David com Jónatas, seu pai. Do mesmo modo nada podemos exigir a Deus. Mas é graças a Seu filho Jesus Cristo que recebemos a Salvação e todas as bênçãos (Ef 2:1-6).

Temos à nossa volta muitos coxos na vida. Pessoas que vivem escondidas, com medo do que o futuro lhes reserva. Ou traumatizadas pelo seu passado. Precisam de ouvir que são chamados à mesa do Rei, por amor de Jesus Cristo.

Sermão de hoje, na Jubileu.

SDC17586 (2)

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Nuvem de etiquetas

%d bloggers like this: