Deus e César

 

 

Não é tradição evangélica em Portugal dar indicação de voto aos fiéis. Tal prática é típica de sociedades subdesenvolvidas. Além do mais, o púlpito deve ser preservado para a Palavra de Deus e não para os negócios dos homens.

Devemos partir do princípio de que cada cristão é um cidadão consciente e responsável, que sabe que tem de dar algo a Deus e algo a César, sem misturar ambos os planos. Somos cidadãos da terra e dos céus.

Ora, esses planos distintos misturam-se tanto quando se dá clara indicação de voto no partido A ou B, por parte dos líderes religiosos, como quando estes diabolizam o partido C ou D, por razões pretensamente espirituais. Num caso como noutro trata-se duma manipulação intolerável e indigna.

Há ainda uma outra razão que pode subverter a participação eleitoral dos cristãos: votar a favor de alguém na esperança de esse candidato, depois de eleito, favorecer a sua igreja. Esta não é uma atitude sábia, pois o eleitor deve votar tendo em vista o bem da comunidade nacional e não o benefício corporativo ou sectorial deste ou daquele grupo.

Se o candidato é cristão, o perigo de falta de isenção ainda é maior. Mas se for líder religioso, então está tudo estragado, como temos visto no triste caso brasileiro.

Afirmar que um cristão não pode votar em partidos que apoiam legislação na área da moral sexual, com a qual não se concorda, é uma patetice bem conhecida. Por norma não vejo tais pessoas defenderem que não se deve votar neste ou naquele partido porque tem casos múltiplos de corrupção, entre os seus dirigentes, ou porque defende leis injustas, penalizadoras dos mais desfavorecidos socialmente – a quem Jesus nos mandou cuidar – a ponto de atentar contra a dignidade dessas mesmas pessoas.

E depois vimos alguns dos mesmos a defender a invasão de países soberanos e a guerra motivadas por obscuros interesses económicos, ou até a pena de morte. Quanta incoerência.

Em tudo devemos ser equilibrados. Até porque este tipo de atitudes é mais pernicioso para a proclamação do Evangelho do que qualquer outra coisa.

 

 

 

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s