Chamada para servir

 

 

 

  1. O cristão não tem propriamente inimigos (inimizades), porque o Evangelho é uma mensagem de paz, amor e boa vontade: “amai os vossos inimigos”.
  1. Aqueles que se constituem como seus inimigos só podem ser alvo do seu amor e oração a Deus.
  1. Mas também devem ser chamados à comunhão: “Preparas uma mesa perante mim na presença dos meus inimigos”.
  1. O cristão está obrigado ao exercício da misericórdia com todos os homens, criados à imagem e semelhança do seu Deus.
  1. O cristão deve perdoar sempre que for preciso: “setenta vezes sete”.
  1. Se nos obrigam a caminhar uma milha devemos ir duas, se nos pedirem a camisa devemos dar a capa, se nos baterem numa face devemos dar a outra.
  1. Jesus ensinou a parábola do Bom Samaritano aos seus discípulos, para os ensinar sobre como lidar com os que se constituem seus inimigos.
  1. A vingança pertence ao Senhor: “Não vos vingueis a vós mesmos”.
  1. A ira, o ódio, o ressentimento, a raiz de amargura e outras acções e sentimentos negativos não integram o catálogo de um comportamento cristão, à luz das Escrituras.
  1. A razão explicou-a o apóstolo Paulo desta forma: “Já estou crucificado com Cristo; e vivo, não mais eu, mas Cristo vive em mim; e a vida que agora vivo na carne, vivo-a pela fé do Filho de Deus, o qual me amou, e se entregou a si mesmo por mim” (Gálatas 2:20).

Todavia, nada disto significa que devamos ser capacho de quem quer que seja, ou que pactuemos pacificamente com toda a espécie de injustiça perpetrada contra nós ou à nossa volta.

 

J B-L

Deixe uma Resposta

Nuvem de etiquetas

