A força, a fraqueza e a protecção divina na guerra colonial em Angola

A força da fraqueza

Na celebração de ontem partimos da epifania de S. Paulo e do célebre “espinho na carne”, para o paradoxo bíblico da fraqueza e da força (“quando estou fraco então sou forte”).

Revisitámos a samaritana de Sicar, uma mulher fraca, com uma vida de fracassos recorrentes, face à abordagem de Jesus de Nazaré. Eis uma mulher fraca, falhada na vida, mas receptiva a Deus e sincera, duas coisas que fizeram toda a diferença.

E o que é o cristianismo, afinal, senão esta capacidade de renúncia, de morrer para mim mesmo a cada dia? S. Paulo dizia que “agora não vivo mais eu, mas Cristo vive em mim” (Gl 2:20). Esta capacidade de auto-anulação está presente em diversas dimensões da relação humana. Quantas pessoas não se anulam a si para beneficiar os filhos ou algum ente querido? Ou em nome de uma carreira profissional ou desportiva? Ou até em nome dum ideal religioso?

Só que alguma desta renúncia é feita em nome de uma satisfação futura, ao passo que a renúncia do Evangelho não é moeda de troca para coisa nenhuma. É renúncia para dar lugar a Cristo. Apenas. E essa é a nossa força.

Consciência da sua fraqueza e vulnerabilidade foi o que o nosso irmão em Cristo Engº. Joaquim Rocha sentiu na guerra em Angola, então um jovem mancebo, enfermeiro militar, na frente de batalha, no mato e no interior daquele território. Viu muitos mortos e feridos a cair à sua volta, mas sente que foi poupado por Deus com um propósito. Um testemunho rico, na rubrica “Momento com…”.

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

 

 

 

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s