Um paradoxo cristão

 

“Por isso sinto prazer nas fraquezas, nas injúrias, nas necessidades, nas perseguições, nas angústias por amor de Cristo. Porque quando estou fraco então sou forte” (2 Coríntios 12:10).

Diz o povo que dos fracos não reza a história. Mas é justamente através dos fracos que Deus se engrandece, já que os fortes tendem a confiar na sua força e a não dar espaço para Deus trabalhar na sua vida.

Um dos paradoxos da fé cristã é exactamente este: “quando estou fraco então sou forte”. Ou seja, quando me sinto fraco é quando estou preparado para ser um instrumento nas mãos de Deus, porque só então a Sua força me habita, deixo de confiar em mim mesmo e deposito a minha vida nas Suas mãos.

Não há dúvida que se trata dum paradoxo, do ponto de vista racional, mas estamos no domínio da fé e não da pura razão. O desafio que se nos coloca é sempre o mesmo: confiamos em Deus ou em nós?

Quando a mulher dá à luz sente-se fraca. Mas se virmos bem até está mais forte, porque agora está mais rica, mais completa, mais feliz por ter trazido uma criança ao mundo. Um paradoxo mais compreensível é certo, mas o que é a fé cristã senão a operação de fazer emergir à superfície o Cristo que está em nós?

O que é o cristianismo senão esta capacidade de renúncia, de morrer para mim mesmo a cada dia? S. Paulo dizia que “agora não vivo mais eu, mas Cristo vive em mim” (Gálatas 2:20). Esta capacidade de auto-anulação está presente em diversas dimensões da relação humana. Quantas pessoas não se anulam a si para beneficiar os filhos ou algum ente querido? Ou em nome de uma carreira profissional ou desportiva? Ou até em nome dum ideal religioso?

Só que alguma desta renúncia é feita em nome de uma satisfação futura, ao passo que a renúncia do Evangelho não é moeda de troca para coisa nenhuma. É renúncia para dar lugar a Cristo. Apenas.

 

JB-L

 

 

 

 

 

 

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

w

Connecting to %s