Chamada para servir

Um paradoxo cristão

 

“Por isso sinto prazer nas fraquezas, nas injúrias, nas necessidades, nas perseguições, nas angústias por amor de Cristo. Porque quando estou fraco então sou forte” (2 Coríntios 12:10).

Diz o povo que dos fracos não reza a história. Mas é justamente através dos fracos que Deus se engrandece, já que os fortes tendem a confiar na sua força e a não dar espaço para Deus trabalhar na sua vida.

Um dos paradoxos da fé cristã é exactamente este: “quando estou fraco então sou forte”. Ou seja, quando me sinto fraco é quando estou preparado para ser um instrumento nas mãos de Deus, porque só então a Sua força me habita, deixo de confiar em mim mesmo e deposito a minha vida nas Suas mãos.

Não há dúvida que se trata dum paradoxo, do ponto de vista racional, mas estamos no domínio da fé e não da pura razão. O desafio que se nos coloca é sempre o mesmo: confiamos em Deus ou em nós?

Quando a mulher dá à luz sente-se fraca. Mas se virmos bem até está mais forte, porque agora está mais rica, mais completa, mais feliz por ter trazido uma criança ao mundo. Um paradoxo mais compreensível é certo, mas o que é a fé cristã senão a operação de fazer emergir à superfície o Cristo que está em nós?

O que é o cristianismo senão esta capacidade de renúncia, de morrer para mim mesmo a cada dia? S. Paulo dizia que “agora não vivo mais eu, mas Cristo vive em mim” (Gálatas 2:20). Esta capacidade de auto-anulação está presente em diversas dimensões da relação humana. Quantas pessoas não se anulam a si para beneficiar os filhos ou algum ente querido? Ou em nome de uma carreira profissional ou desportiva? Ou até em nome dum ideal religioso?

Só que alguma desta renúncia é feita em nome de uma satisfação futura, ao passo que a renúncia do Evangelho não é moeda de troca para coisa nenhuma. É renúncia para dar lugar a Cristo. Apenas.

 

JB-L

 

 

 

 

 

 

Deixe uma Resposta

Nuvem de etiquetas

