Deus sonha?

 

Por vezes fala-se nos “sonhos de Deus”, mas não passa duma força de expressão, uma metáfora, o que quiserem, tudo menos realidade. Não creio que Deus tenha sonhos. Nem pesadelos. E porquê? Vejamos.

O que são os sonhos?

São manifestações do inconsciente, subconsciente ou não-consciente, ou seja, daquilo que não está disponível à consciência do indivíduo. Estou em crer que o Todo-Poderoso não dispõe de nenhuma área indisponível à consciência. Ou então não seria o Deus da Bíblia, pois teria perdido parte das suas características, desde logo a capacidade de Omnisciência.

Por outro lado os sonhos de que falamos acontecem durante o período do sono, ora, se Deus não dorme…

Quanto a sonhar acordado, já falamos de outra coisa: projecções do desejo. Que Deus tem vontade e desejos estamos de acordo. Paulo dizia a Timóteo (I Tm 2:4) que Deus “quer que todos os homens se salvem, e venham ao conhecimento da verdade.”

Ou, quanto aos nascidos de novo: “Mas, a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus, aos que crêem no seu nome; Os quais não nasceram do sangue, nem da vontade da carne, nem da vontade do homem, mas de Deus” (João 1:12,13).

E quanto à santificação: “Rogo-vos, pois, irmãos, pela compaixão de Deus, que apresenteis os vossos corpos em sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional. E não sede conformados com este mundo, mas sede transformados pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus” (Romanos 12:1,2).

Portanto, falar em sonhos de Deus é produzir uma metalinguagem, da qual não vem mal ao mundo, mas que corre o perigo de desenvolver a imagem dum Deus antropomórfico. E o antropomorfismo é uma tendência clara nalguns meios carismáticos, de carácter reducionista quanto à dimensão, majestade e essência divinas.

JB-L

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s