A razão da Estrela

projeccao-culto-natal

Esta manhã, na Jubileu, celebrámos o nosso Culto de Natal. A reflexão bíblica foi sobre a Estrela de Belém: “Porquê uma Estrela?”

A importância das estrelas está na cultura da Mesopotâmia baseada no prognóstico das estrelas, que conduziam e condicionavam a vida dos homens. Deus usou as crenças populares da época para assinalar a vinda do Salvador ao mundo.

Quando chamou Abraão, em Ur da Caldeia, Deus chamou-o para fora da tenda e disse-lhe para olhar as estrelas, mostrando que era Ele que determinava a vida dos homens e não os astros do céu.

Na cultura popular ainda hoje a estrela está ligada a destino ou sorte: “Está escrito nas estrelas”… “A sua boa estrela”…“Faltou-lhe a estrelinha”… 

Mesmo entre os hebreus, as estrelas tinham uma função importante. Iluminavam e dominavam a noite: Salmos 136:7-9 – “Aquele que fez os grandes luminares; porque a sua benignidade dura para sempre; O sol para governar de dia; porque a sua benignidade dura para sempre; A lua e as estrelas para presidirem à noite; porque a sua benignidade dura para sempre”.

“Onde está aquele que é nascido Rei dos Judeus? Pois do Oriente vimos a sua estrela e viemos adorá-lo” (Mateus 2:1-2).

Os magos eram astrónomos, cientistas que estudavam os céus. Avistaram uma estrela incomum e depois de alguns meses de observação começaram a segui-la, convencidos de que seria o sinal do nascimento de um novo rei.

Desejamos um Santo Natal a todos.

img_1137

 

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s