Chamada para servir

5 perguntas aos romanos

Abençoada Celebração de Ceia do Senhor esta manhã, na Jubileu, com sermão baseado em Romanos 8:28-39.

A riqueza da igreja de Roma estava na sua diversidade (judeus e gentios, homens e mulheres, ex-escravos e gente de dinheiro). Roma era o centro do Império Romano. Ali se constituíram muitas igrejas domésticas (na casa de Prisca e Áquila, na casa de Aristóbulo, na casa de Narciso, na casa de Asíncrito e na casa de Filólogo).

Há neste texto um conjunto de 5 perguntas retóricas, formuladas apenas para dar aos cristãos de Roma a consciência de que em tudo somos “mais do que vencedores” através de Jesus Cristo. Portanto, para estimular a sua fé e confiança em Deus, mesmo nos momentos difíceis.

Pergunta retórica é uma interrogação que não tem como objectivo obter uma resposta, mas sim estimular a reflexão do individuo sobre determinado assunto. A pessoa que faz uma pergunta retórica já sabe a resposta, visando ajudar o destinatário da interrogação a reflectir ou a entender determinado tema, assunto ou situação.

Paulo conclui: nada e ninguém nos pode separar do amor de Deus que está em Cristo Jesus, nosso Senhor (8.39). Mas se ninguém me pode separar do amor de Cristo; se sou mais do que vencedor face a todos os poderes, porque razão tantos ficam pelo caminho? Porque só eu me posso separar do amor de Deus!…

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Nuvem de etiquetas

%d bloggers like this: