Misericórdia em vez de sacrifício

cul

No passado domingo reflectiu-se no significado do texto do profeta Oseias, capítulo 6.

O profeta Oseias (significa “Salvação”) escreveu no séc. VIII a.C., nos últimos dias do reino de Israel, que vivia próspero mas em idolatria, imoralidade e injustiça.

Há quem defenda ser este o livro do Antigo Testamento que mais expõe o coração de Deus. Simbolicamente Oseias casa-se, mas a mulher torna-se adúltera. Ele sofre com a infidelidade dela, mas ainda mostra misericórdia e recebe-a de novo. Da mesma forma Deus viu a sua noiva, o povo de Israel, a envolver-se com “outros deuses”, ou seja, cometendo adultério espiritual. Ainda assim Deus revela graça e misericórdia para perdoar a esposa adúltera e estabelecer nova aliança com ela.

Na sua mensagem, Deus diz: “quero a misericórdia, e não o sacrifício; e o conhecimento de Deus, mais do que os holocaustos” (v6). Porquê? Qual é o perigo do sacrifício? No tempo antigo era um símbolo da necessidade de satisfazer a justiça de Deus (“Sem derramamento de sangue não há remissão de pecados”). Mas depressa foi transformado num ritual despojado de significado. O sacrifício não era um fim em si mesmo, mas um sinal, um símbolo. Deus quer que nós possamos crescer espiritualmente e entender que a misericórdia e o conhecimento de Deus são mais importantes do que o sacrifício. Paulo diz que a lei de Moisés era uma espécie de aio para nos conduzir a Cristo.

Sacrifícios, rituais e práticas religiosas não são o que Deus espera de nós. Ele quer mesmo é o nosso coração. Que possamos conhecer Deus e exercer misericórdia para com o nosso semelhante. “Quero a misericórdia, e não o sacrifício; e o conhecimento de Deus, mais do que os holocaustos”. Que Deus nos ajude a focar no que é importante.

A Igreja do Jubileu está a celebrar 70 anos de existência. Depois do culto realizou-se um almoço de aniversário no Cenáculo, que constituiu um tempo muito especial de comunhão.

a1 (2)

 

 

 

 

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s