Chamada para servir

A semente sufocada

Aventuras e desventuras duma Semente

Continuámos hoje a série de estudos bíblicos sobre a Palavra de Deus como semente, com base em Lucas 8:4-15.

Desta vez a ênfase foi na Palavra sufocada: (v14): ”E a que caiu entre espinhos, esses são os que ouviram e, indo por diante, são sufocados com os cuidados e riquezas e deleites da vida, e não dão fruto com perfeição”.

O que são os espinhos que sufocam a semente? O espinho dos cuidados da vida. O que são os cuidados da vida? São as preocupações que podem sufocar a Palavra. Mas também o espinho das riquezas da vida. O que são as riquezas da vida? O que mais valorizamos na vida; o que colocamos em primeiro lugar na nossa vida e que pode sufocar a Palavra. E ainda o espinho dos deleites da vida. O que são os deleites da vida? O que nos dá prazer e que pode sufocar a semente da Palavra em nós, em virtude de prioridades desordenadas.

Os espinhos que sufocam a semente da Palavra no nosso coração são as preocupações, as riquezas da vida e os seus prazeres.

E o que significa “não dão fruto com perfeição”? Que o fruto não chega a amadurecer. Esta é a pior situação: parece que deu fruto, mas ele não presta para nada… Quando deixamos sufocar a semente, comprometemos o fruto. Damos uma espécie de “fruto fingido”.

Oração: Senhor, que a semente da Tua Palavra não seja sufocada em nós, mas crie raízes e frutifique, que dê um fruto maduro e com perfeição.  

 

 

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Nuvem de etiquetas

%d bloggers like this: