De Hebrom a Belém: Deus a aproximar-se de nós

bl

Iniciou-se nesta celebração de domingo uma série de três sermões sobre este tema, de modo a compreendermos o processo de aproximação e revelação de Deus até nós.

Primeiro Deus move-se no tempo da Lei, na saída do Egipto para o deserto. Depois, Deus move-se no tempo da profecia, do deserto para a Terra da Promessa (Canaã), e finalmente, Deus move-se no tempo do Advento, de Israel para a Igreja.

Durante o tempo da Lei, nos dias do deserto, Deus revela-se progressivamente, de acordo com a capacidade de o povo poder receber essa revelação, e em especial, para se demarcar dos deuses pagãos.

No geral Deus revela-se como Criador e Mantenedor do Universo, como Protector do povo com quem tem uma aliança, e como Santo, que exige uma dada ética ao seu povo, plasmada no Decálogo e no restante articulado da lei de Moisés.

A revelação de Deus é progressiva. Israel não seria capaz de apreender mais do que Deus lhe revelou naquele tempo. Como uma criança que está em processo de crescimento. Assim também nós vamos conhecendo Deus aos poucos. É um processo.

Oração: Senhor, ajuda-nos a conhecer-Te cada vez mais.

 

Deixe um comentário